A família de cadeiras para escritório Sayl Chairs, da multinacional de mobiliário corporativo Herman Miller, acaba de ser selecionada para fazer parte da Coleção Habitare do Museu de Design da Finlândia. A linha, assinada pelo jovem designer Yves Béhar, ganhou um lugar permanente nesta coleção, que é uma das mais importantes do mundo.
A Coleção Habitare representa os melhores e mais inovadores produtos do ano de 2005 a 2011. A seleção dos produtos foi feita por um júri internacional, formado por nomes como o designer Ikka Suppanen; o crítico Hannu Popponen de Helsing Sanomat; a diretora do Museu de Design de Finlândia, Marianne Aav de Helsinki, e o diretor do Museu de Design de Londres, Deyan Sudjic. A Coleção foi apresentada em setembro deste ano como uma exposição na feira Habitare, e agora irá se tornar permanente no Museu de Design da Finlândia.
Esta não é a primeira conquista da Sayl no mundo. O mais recente lançamento da Herman Miller é também um dos finalistas do Prêmio FX International Awards Design de Interiores 2011, da Inglaterra, em duas categorias: como cadeira para escritório e como para home - office. O prêmio será julgado por um painel com mais de 20 peritos na área.
Dentre as cadeiras corporativas da marca, a família Sayl Chairs é a mais acessível e chegou ao Brasil em maio deste ano. Pode ser encontrada em diversas opções de modelos, características e cores, que a tornam versátil, e fazem com que satisfaça igualmente as necessidades de espaços residenciais e comerciais de grande escala.
No quesito sustentabilidade, a Herman Miller mais uma vez mostra porque é referência. O processo de eliminação da Sayl teve o efeito benéfico de reduzir o impacto sobre a Terra. A abordagem Eco-Desmaterializada™ de Béhar usa menos materiais de maneiras engenhosas. A produção das cadeiras nos três continentes diminui a distância entre a fábrica e o comprador. O design da cadeira também segue o amplo protocolo de Design e Desenvolvimento da Herman Miller, com base nos princípios de química material, design para desmontagem e reciclabilidade. Isso assegura que os mínimos materiais usados na fabricação da SAYL sejam sustentáveis. Como conseqüência, a SAYL é direcionada ao alcance das certificações ‘Berço ao Berço de Prata’, da MBDC, BIFMA nível 2 e GREENGUARD.
Com a SAYL é possível obter tudo o que se espera da Herman Miller: cadeiras ergonômicas saudáveis, avanços de material, desempenho, garantia abrangente de 12 anos e, claro, responsabilidade ambiental.